Páginas

segunda-feira, agosto 06, 2012

Dificuldades e estratégias: musculação e cártamo


Passei uma semana linda de segunda a sexta, mas acabei derrapando feio no sábado. O problema é justamente essa primeira frase que escrevi: achar que a semana é de segunda à sexta e acabar com o esforço todo num só dia - o sábado!

Não morro de arrependimento pelo que comi na festinha porque não sinto nas roupas que engordei nem nada, mas fico frustrada por faltar tão pouco pra minha meta e eu ficar nessa lenga-lenga! Preciso finalizar minhas semanas de forma correta pra obter os resultados que tanto desejo. Depois, na manutenção, posso liberar uma refeição por semana, sem comprometer meus resultados, mas agora não.


Como comentei na semana passada, iniciei um treino básico de musculação depois de muito protelar: eu detesto, vocês sabem! Mas na minha idade (35 anos), não há alternativa! Pesquisei massagens afins, mas preciso reduzir meu percentual de massa gorda, porque apesar de já estar num peso normal, meu percentual de gordura é inadequado e bem elevado! E pra isso, preciso elevar meus percentuais de massa magra, ou seja, ganhar músculos. Aí, só com pesos, né? Então... se é o remédio, vamos em frente! Vou mentalizar esses 7 motivos e ir em frente:

1- Osteoporose: a musculação produz estímulos que desencadeiam reações químicas sobre os ossos, fazendo com que esta ossatura absorva melhor o cálcio contribuindo para a boa formação da massa óssea e evitando fraturas;
2- Aumento da massa magra: com a prática da musculação a massa magra aumenta e à medida que isso ocorre, a gordura diminui, uma vez que esta é a fonte de energia para a realização dos exercícios;
3- Melhora a postura: a pessoa que pratica musculação consegue ficar com a postura correta, pois tonifica a musculatura dorsal;
4- Combate a flacidez: com a prática dos exercícios os músculos recebem mais nutrientes, a musculatura vai se tonificando e as fibras musculares vão ficando mais espessas, pois a musculação trabalha os grupos musculares separadamente por meio de contrações e estiramento das fibras musculares;
5- Ajuda a emagrecer: ela ajuda a queimar as gordurinhas que tem pelo corpo, pois em um treino leve de musculação pode-se eliminar cerca de 300 kcal/hora.
6- Modela o corpo: como a musculação causa micro lesões na fibras musculares, o tecido muscular dá estímulos para que pequenas reações bioquímicas aconteçam para a reparação da mesma, e assim os músculos vão ganhando novas formas, mais definidas.
7- Diminui o colesterol: a musculação ajuda a diminuir o colesterol devido ao gasto de energia, já que aumenta o calibre das artérias, ficando o fluxo sanguíneo mais forte e assim levando das artérias os resíduos de gordura. 
Problemas como lordose, cifose e escoliose podem ser amenizados lembrando que a musculação não trata problemas graves de coluna, mas corrige vícios de postura. (Fonte aqui)

Na minha academia (que já está paga até janeiro de 2013), tem musculação, por isso fiz uma avaliação física na  terça passada (estou aguardando o envio desta por e-mail) e já comecei na quinta-feira. Farei natação segundas-quartas-sextas e musculação terças-quintas-sábados. E, por hora, deixarei a hidroginástica.




Além disso, hoje comecei a tomar as cápsulas de óleo de cártamo que ganhei no kit da banca 12, no Piquenique Lightchê. Dessa forma, não acrescentarei mais gordura nenhuma aos cardápios por 15 dias. Preciso passar ilesa pelos próximos 2 finais de semana e ver no que dá essas cápsulas. Tem 60 cápsulas - tomando 2 antes do almoço e jantar, dá pra 15 dias. Quero poder falar em resultados ao final desses 15 dias.


Segundo a nutricionista Cristina Farjado, o óleo de cártamo é produzido a partir das sementes de carthamus tinctorius, ricas em ácidos graxos e ômega 6. “As cápsulas de óleo de cártamo conseguem inibir a ação da enzima lipase lipoproteica, responsável por transferir a gordura da corrente sanguínea para o interior das células adiposas”. O gastroenterologista Ricardo Fittipaldi , especialista em métodos de emagrecimento, explica que “o óleo de cártamo leva o organismo a acumular menos gordura, ajudando a eliminar os pneuzinhos. Ele também pode auxiliar na redução do colesterol e triglicerídeos”.

Recomendação: Cristina orienta a ingestão de uma cápsula, contendo 1g de óleo de cártamo, duas vezes ao dia, meia hora antes do almoço ou do jantar. De acordo com Ricardo Fittipaldi, o resultado começa a aparecer após um mês de uso contínuo. (Fonte: aqui)


Ao final destes 15 dias, farei um relato das medidas reduzidas, se houverem. Hoje fiz uma tabela com medidas dos locais onde acumulo mais gordura no corpo (pança, coxas e braços). Dia 20 de agosto, refaço as medições e vejo se houve mudanças.

Já programei ficar em casa no próximo final de semana e assim, controlo melhor minha alimentação. Quero que essas próximas duas semanas sejam motivo de orgulho de mim mesma.



CAFÉ DA MANHÃ
2 CS de leite em pó de soja
baunilha e adoçante
1 fatia de pão integral light
1 CS de mel

ALMOÇO
2 cápsulas de óleo de cártamo
1/2 xíc de 7 grãos
1/2 xíc de lentilha
1 bife de frango
rúcula e pimentão verde
abobrinha grelhada com orégano

LANCHE TARDE
1 bergamota
1 iogurte grego com calda de morango

JANTAR
2 cápsulas de óleo de cártamo
1 pão árabe com linho
3 CS de molho de tomate  0% gordura
cebola, tomate, pimentão
alho, orégano, cebolinha, salsa
2 CS de requeijão light
1/4 de beringela picada
rúcula, agrião roxo

CEIA
1 goiaba
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...