Páginas

terça-feira, julho 31, 2012

Resposta a algumas perguntinhas que me fizeram ao longo dos posts:



- não tenho férias oficialmente, pois estou fazendo estágio Pós Doutoral (bolsa de Pós Doutorado) e bolsista não tem direito a nada. Consegui, junto à minha supervisão, uma semana de "folga" e emendei com dois finais de semana, por isso foi tão rápido!

- cartão de enfrentamento é um cartão que elaborei com o auxílio da minha terapeuta listando as razões pelas quais eu quero emagrecer e permanecer magra e as estratégias para não comer demais quando me sinto magnetizada pela comida mesmo estando sem fome (momentos de estresse, tristeza, irritação, etc.) para ler e reler sempre até que as estratégias e razões venham automaticamente à cabeça.

- não sigo nenhuma regra específica na escolha dos alimentos que incluo nas refeições. Busco frutas não ácidas no café da manhã (mamão, ameixa seca, banana), mas não há relação com o funcionamento do intestino, pois ingiro fibras ao longo de todo o dia e por isso, tento beber muita água (com frio, nem sempre consigo); procuro sempre incluir fibras, carboidratos e proteínas nas principais refeições.


- não gosto de repetir o mesmo cardápio no mesmo dia ou no dia seguinte. Isso faz com que as refeições percam a graça e me dá a impressão de que vou querer comer algo diferente mais tarde; por isso vario muito nas saladas, nas carnes e demais proteínas, nos temperos, nos carboidratos e frutas. Compro um pouquinho de cada pra não estragar e revezo.

- procuro reduzir ao máximo o consumo das gorduras, mas sei que são necessárias para o metabolismo e para a saciedade, estou incluindo duas porções ao dia.

- não gosto de restrições alimentares, mas sempre que posso, faço substituições de coisas mais gordinhas, por suas versões light ou similares mais magros (troco muçarela por requeijão light na minha pizza, que faço com pão árabe integral, ao invés de massa de pizza, por exemplo).

- não como exatamente de 3 em 3 horas. Acordo mais ou menos 3h antes do almoço, então o lanche da manhã é suprimido (a menos que me acorde bem cedo). No meio da tarde, faço um lanche e à noite faço uma refeição mais leve no horário do jantar. Quando vou dormir muito tarde, reservo uma cota (1 ou 2 pontos - 100 a 150 kcal) para fazer uma ceia.


- gosto de usar temperos frescos ou secos (nem sempre os descrevo nos cardápios): orégano, manjericão, açafrão, alho poró; alho, páprica doce, noz moscada, pimenta vermelha, pimenta rosa... Acho que o sabor é imprescindível pra dieta não ficar sem graça

- uso a criatividade e adoro cozinhar pra mim mesma, pesquiso receitas leves com os ingredientes que eu gosto ou procuro dar uma emagrecida nos pratos, além de reduzir o rendimento para uma ou duas porções.

- só existem duas coisas que eu não como de jeito nenhum
ovo inteiro ou picado, frito ou cozido. Só consumo ovos em massas de pão/bolo ou em omeletes que disfarcem o seu sabor; às vezes como ovo pochê temperado com orégano/páprica e misturado com algo, porque preciso comer - mas não gosto mesmo!) 
* enlatados (milho, ervilha, salsichas, feijão...), com exceção do atum em água.

- não gosto de frituras e refrigerantes desde criança, pois não se tinha o hábito de fritar nada na minha casa e refrigerante só aparecia nas festas - só consumo se não tiver mais alternativa em uma refeição principal. Já fui à festas em que só haviam salgados fritos e eu estava com muita fome. Refrigerantes, os light/diet, só bebo quando dá vontade de algo "doce" depois de comer e não tem nada light disponível na festa ou no restaurante.

- não me importo em comer demais em uma festa ou restaurante, desde que a comida valha à pena. Antes, comia até o que não gostava (eu dizia que pizza, até quando era ruim, era boa! - hehehe), agora só exagero no que gosto muito.



- faço terapia cognitivo comportamental desde abril e tenho mudado muito em relação à tensão frente às tentações, mas ainda preciso trabalhar melhor a minha auto-imagem, pois sou extremamente dura com a imagem que vejo no espelho, mesmo após ter perdido tanto peso.

- sei bem que jamais vou poder parar de me cuidar se não quiser ganhar o peso que eliminei, mas também reconheço que fazer dieta às vezes cansa e que uma refeição livre de vez em quando me faz me sentir mais normal.

- detesto todos os tipos de atividades físicas e só faço como um remédio. Preciso fazer por questões de saúde e estética, mas não tenho prazer em andar na rua, entrar em academias, usar esteiras e afins. Já tentei muitas coisas e persisto pelo menos 6 meses em cada modalidade, antes de trocar por outra. Até consigo me sentir bem nos exercícios na água porque são relaxantes e não me fazem suar e eu também curtia as aulas de Body Combat e Muai Thay (mas meus horários são incompatíveis), mas morria de preguiça de ir, mesmo assim. Admiro e respeito quem gosta e adoro quando respeitam a minha preguiça, sem me criticar ou me achar anormal. Porque tem gente que me diz que eu vou acabar viciando em exercícios  e eu tenho que explicar que tenho tentado me viciar há mais de OITO ANOS!!! Não deu.


- sigo o programa Pontos Flex v2 dos Vigilantes do Peso desde 2008. Sei que atualmente há um novo programa, o ProPontos,  mas não me adaptei e resolvi usar o programa que me fez emagrecer e que continua me ajudando a perder esses últimos 4Kg.

Pra evitar que eu esqueça de responder algo, quando quiserem fazer perguntas, usem o e-mail que está no meu perfil do blogger. Eu respondo rapidinho, juro!

PS: amanhã posto sobre a avaliação física de hoje à noite, pois de lá vou direto pro jogo do Grêmio ( vou para a pesagem de volta - ainda não subi na balança desde que voltei).


Cardápio:




Café da Manhã: 1/2 papaia; 1/2 xíc de Nesfit; 1 Corpus Ameixa; 1 caneca de chá preto com adoçante.
Almoço: 1 bife bovino acebolado; 1/2 xíc de arroz (embaixo de 1 xíc de espinafre); abobrinha com orégano e páprica doce; 1 cc de azeite.
Lanche: 1 laranja média; 1 caneca de chá silvestre com adoçante; 2 cookies de granola light.  
Jantar: 2 Rap10 Light; 1/2 lata de atum em água; 2 cc de maionese light; 1 CS de requeijão light; 1 tomate em rodelas; folhas de rúcula e espinafre cru; 1 CS de mostarda; 1 CS de ketchup light.

Ceia: 1 CS de leite em pó desnatado; 1 CS de capuccino light; 1 barra de granola salgada (peito de peru e requeijão) GranPure.
Água:  6 copos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...