Páginas

terça-feira, julho 03, 2012

Dieta do chocolate

Como eu decidi incorporar chocolate (em pequenas porções e sem exageros) aos meus cardápios, quero dividir com vocês esta matéria muito interessante que descobri no Bolsa de Mulher.

A inclusão dessa iguaria nos meus dias não é por conta de ser chocólatra, mas sim porque ganhei de uma amiga essa coisinha aqui de aniversário:

Aí vocês entendem o meu drama, com certeza!

Vamos à matéria:

Toda mulher que começa a planejar uma dieta sabe de cor que hábitos alimentares deve eliminar. O chocolate costuma aparecer no top 10 dos inimigos da balança. Mas a notícia a ser comemorada é que ele pode, sim, virar um grande aliado na perda de peso.
A sensação de prazer e a redução da ansiedade proporcionada pelos tabletinhos podem ser a chave para manter o equilíbrio mental e o ânimo, e ainda deixar o corpo em dia sem se privar do que é gostoso.



Comer chocolate pode ser um ato saudável se incluído em uma dieta equilibrada, já que, como asseguram os nutricionistas, ele possui diversas características nutricionais benéficas. "Quando o chocolate é consumido, há a liberação de endorfina, que propiciade imediato a sensação de prazer. Além disso, o cacau possui nutrientes como ateobromina e a feniletilamina, relacionadas à melhora do estado emocional", destaca a nutricionista da Unifesp Camila Leonel.
O status de vilã a iguaria carrega se deve às gorduras saturadas que a compõem. De acordo com a nutricionista da USP Roseli Ueno Ninomiya, os chocolates com maior teor de cacau são os que têm maior valor nutricional e menor índice de gorduras ruins, contribuindo para a sua saúde cardiovascular. "Quanto maior o teor de cacau, maispoderosas serão suas propriedades antioxidantes, que ajudam a reduzir os radicais livres na corrente sanguínea. O cacau puro é rico em flavonoides e polifenois, potentes antioxidantes", completa Ninomiya.



A iguaria também dá um empurrãozinho na autoestima. "O sabor doce trabalha muito a sensação do prazer, do alívio. Essa sensação libera a serotonina, um neurotransmissor que ajuda a reduzir a ansiedade. Pode beneficiar a mulher que sofre de TPM, por exemplo", diz a nutricionista da USP.



A característica nutricional mais conhecida do chocolate é ser fonte energética. Assim, funciona como combustível do corpo para exerceratividades físicas, essencial para uma dieta eficaz. "A teobromina estimula o sistemanervoso central, em especial o sistema muscular, deixando a pessoa mais ativa. Já a feniletilamina atua na síntese da serotonina, neurotransmissor bastante conhecidocomo ‘substância química do bem-estar'", completa a especialista da Unifesp.

SEM EXAGEROS!


Ok. A notícia de que o chocolate agora pode ser amigo da boa forma faz o nosso prazer pesar bem menos na consciência. Mas é claro que tudo depende de uma alimentação balanceada e regrada. "A determinação de quanto você precisa consumir de calorias e nutrientes ao longo do dia depende de sexo, faixa etária, peso, estatura, nível de atividade física e condições especiais", esclarece Camila Leonel.
Ainda que contem todas essas variáveis, a média diária de consumo não deve ultrapassar os 15g. "Como é difícil discernir entre cada chocolate e cada indivíduo, o melhor é manter-se em 15g diárias duas vezes ao dia. Após o almoço e no lanche da tarde", continua ela, acrescentando que esses são os momentos em que as propriedades do chocolate irão auxiliar melhor o funcionamento do corpo.
"À noite, nem pensar! Você não irá queimar a ingestão calórica antes de dormir", adverte. Outro alerta tem relação com o chocolate branco e tentações como trufas e cupcakes. "O chocolate branco é feito da manteiga de cacau, ou seja, muito mais calórico. O chocolate preto possui muito mais proteínas. Nos bombons, o problema está nosrecheios, repletos de creme de leite, corantes, açúcar em excesso e gorduras. O ideal éuma barrinha de chocolate preto pura", recomenda.
Em termos de composição, uma barra de chocolate (30g) contém em média 150 calorias e entre 2g e 3 g de proteína, sempre lembrando, claro, que há diferentes tipos de chocolate. Quanto mais cacau, menor será o desejo de consumir açúcar. Nesta categoria estão incluídos os amargos. Chocolate diet, ao contrário do que você escutou por aí, apresentammais gordura do que os convencionais, tornando-se, portanto, mais calóricos. "Por isso é importante prestar atenção nas embalagens", conclui Leonel.
(fonte: aqui)



Terça 03/07/2012
CAFÉ DA MANHÃ - 9h20
1/2 papaia
20g de mix 7 Grãos Quaker
1 activia zero ameixa
500mL de água
ALMOÇO - 12h20
alface + rúcula + tomate com limão e sal
1/2 xíc de arroz com couve e frango
1/2 xíc de lentilha
1 cafezinho
30g de goiabada diet
500mL de água
LANCHE TARDE 1 - 15h20
1 pera
1 cookie integral
chá branco sabor abacaxi
LANCHE DA TARDE 2 - 18h20
1/6 de pão árabe integral com linho
1 colher de sobremesa de cenoura+ricota amassada
1 barrinha laranja/chocolate Nutry
JANTAR - 21h20
Escondidinho com: 100g de  inhame cozido e esmagado
2 CS de requeijão light
1 CS de alho poró
2 fatias de peito de peru defumado light
salada: rúcula + alface + pimentão + tomate
CEIA - 22h20
90g de Yogo Kibon + 1/2 xíc de morangos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...