Páginas

domingo, maio 20, 2012

Miniguia da reeducação alimentar



Tirei daqui a dica de hoje. Em azul, meus comentários. Beijão pra vocês e bom domingo!






A alimentação deve ser personalizada, porém orientações básicas podem garantir o sucesso dos resultados:

- Beba diariamente pelo menos dois litros de água. - ou o máximo de água que conseguir beber sem se sentir "se afogando"; creio que a quantidade de água ingerida por dia vai depender da pessoa se sentir bem ou não. Eu bebo 1,5L, às vezes 2L, mas não forço a barra pra não deixar o hábito de lado por desconforto.

- Faça de cinco a seis refeições por dia, evitando ficar num período superior a 4 horas em jejum, pois seu nível glicêmico diminuirá muito e sua compulsão alimentar pode aumentar. - eu não consigo comer de três em três horas por conta dos meus horários fixos de almoço (trabalho) e jantar (após a hidroginástica), então procuro ingerir algo de 4/4h sempre. Seja refeição ou lanche.

- Consuma uma fruta natural, desidratada ou suco, barra de cereais, iogurte nos intervalos das principais refeições. - tenho muito cuidado com os sucos, pois eles contém mais de uma porção de frutas, geralmente e podem ser mais engordativos que a fruta in natura. As quantidades devem sempre ser observadas e anotadas. Frutas contém açúcares e podem colocar os resultados esperados em risco. Quanto às barras de cereais e iogurtes, procuro sempre os de menor quantidade de gordura e maior quantidade de fibras.

- Procure não abusar de líquidos durante as refeições. -  Cada estudo diz uma coisa. Alguns dizem que maior quantidade de líquido distende o estômago e faz comer mais, outros falam que justamente por ter líquido preenchendo o estômago, a pessoa passa a comer menos, outros ainda defendem que a água dificulta a digestão já que a água dilui o suco gástrico. Enquanto não se chega a um acordo sobre o tema, o melhor é evitar ingerir grandes quantidades de líquido durante o almoço, o jantar ou os lanches. 




- Evite condimentos fortes (pimenta) e molhos à base de gorduras.-  as gorduras eu evito sempre que posso, mas os condimentos JAMAIS! São eles que dão sabor aos meus pratos. Além do mais, eu adoro pimenta e ela é um dos alimentos termogênicos que procuro ingerir sempre que possível, assim como o gengibre e a canela. Óbvio que quem tem sensibilidade deve evitar. Mas não entendi essa aí da pimenta não, pois pimenta ajuda a emagrecer e a reduzir os índices de colesterol.

- Não se alimente em locais sem boas condições de higiene geral. - quando eu estava bem acima do peso, IMC quase 30, eu comia onde visse comida. Até naqueles lugares "sujinhos". Puro descontrole, né gente? Agora escolho a dedo os lugares e observo bem os alimentos ao ingeri-los.

- Não consuma alimentos perecíveis que estejam expostos ao meio ambiente (salgadinhos, espetinhos e doces cremosos). - confeitarias "suspeitas" nunca me agradaram porque estes alimentos são as minhas maiores perdições e precisam ser LINDOS pra eu apreciar o sabor. Adoro confeitarias chiques e limpinhas, bem iluminadas e com produtos fresquinhos. Por isso, as evito! Hahahaha...

- Consuma regularmente alimentos ricos em fibras: cereais integrais, frutas com casca e bagaço, vegetais, grãos. - Essa estamos secas de saber, né gente? Mantêm a saciedade e ajudam o Sr. "inDestino" funcionar, se bem hidratadas, é claro!





- Prefira preparações grelhadas, assadas ou cozidas. - evitar frituras e molhos (argh) gordurentos também é básico!

- Consuma com maior frequência carnes com menor teor de gorduras e brancas, evitem comer carne vermelha à noite. - confesso que não cuido muito se a carne é vermelha ou branca à noite, mas procuro variar e isso vocês podem conferir nos meus cardápios. Se comi frango no almoço, como peixe ou bovina no jantar, e por aí vai. Agora se a carne bovina for de churrasco, adoro um gordinho! Ai, falei! Hahahaha...




Domingo 20/05/2012
CAFÉ DA MANHÃ
1 caneca de café com adoçante
6 biscoitos maisena
500mL de água
ALMOÇO
tomate + pepino
3 pedaços de churrasco
1 fatia de torta de chocolate
500 mL de água
chá de frutas silvestres

JANTAR
1 CS de leite em pó desnatado
1 CS de capuccino light
4 biscoitos integrais light
2 H2O limão
500mL de água
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...