Páginas

domingo, maio 06, 2012

Um leão por dia



Para a Reeducação Alimentar ser definitiva e pra sempre, nunca é demais relembrar algumas premissas básicas:

1. Devemos colocar sempre a pergunta: "Vale à pena?" diante de uma eventual saída dos trilhos. Quando essa pergunta for naturalmente evocada por nosso cérebro, certamente pensaremos duas vezes antes de meter os pés pelas mãos.

2. Precisamos escolher uma dieta nutritiva e adequada ao nosso bolso e nosso paladar. Nada muito restritivo, nem muito dispendioso. Se é pra sempre, não podemos fazer algo além do nosso orçamento, nem fora da nossa rotina. Precisamos ter em mente que esses hábitos deverão ser seguidos em qualquer cidade, em qualquer casa ou restaurante, em qualquer dia ou lugar.

3. Programar e registrar os cardápios diariamente, de preferência com antecipação. No futuro, a programação será automática e feita mentalmente, mas no começo anotar é muito importante para pensar bem, planejar alimentação saudável e respeitando o valor nutricional, variar cardápios e evitar exageros.

4. Ter hábitos que permitam apreciar cada porção do alimento: comer devagar, comer com os olhos (pratos coloridos, bonitos, ricos em sabor), comer sem pressa.


5. Encontrar uma atividade física que agrade, que dê prazer sobretudo, para continuar a praticá-la independente de frio, chuva, calor, preguiça.

6. Buscar ajuda de pessoas que entendam do assunto e que o tratem com seriedade: terapeutas, nutricionistas, nutrólogos, instrutores de academia, amigos que atuem na área de alimentação e exercícios, pessoas vencedoras, blogueiras inspiradoras...

7. Há dias em que parecerá impossível, difícil demais. Saber disso, traçar estratégias para esses dias, conhecer a si e a seus gostos pode ajudar a contornar tais situações.

8. Acontecerão deslizes e perdas de controle em alguns momentos. Saber que isso é normal fará com que se saiba lidar com a frustração e a decepção e a retomada será mais efetiva.


9. Estabelecer uma meta realista, expectativas possíveis e a curto prazo realizáveis. Pensar no final pode ser frustrante, pensar na próxima semana pode ser muito estimulante.

10. Não encarar a RA como um castigo, mas como um aprendizado diário, uma escolha consciente, um estilo de vida pra sempre.



=) Bom final de semana!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...