Páginas

terça-feira, março 06, 2012

Para manter o metabolismo em alta...



Pra que acha (e eu já achei) que economiza calorias eliminando uma refeição do dia (as preferidas são o café da manhã e o jantar), saiba que isso só retarda o emagrecimento... Além do mais, viver só de alface e tomate só dará mais fome nas próximas horas (e fome de leão). Emagrecer não depende só das calorias que a gente ingere. A transformação dessas calorias em energia para o corpo faz toda a diferença. 

A velocidade com que as calorias são gastas é determinada geneticamente, mas é possível aumentá-la trocando a gordura por massa muscular. Quanto mais músculos, mais rápido e maior é o gasto calórico. O que não significa, em hipótese alguma, se transformar em uma muralha de músculos e virar halterofilista!  A troca de massa gorda por massa magra acontece naturalmente à medida em que a pessoa emagrece com saúde e exercícios e não é equivalente. Ninguém que precisa emagrecer 20Kg do peso total, quer trocar 20Kg de gordura corporal por 20Kg de músculos a menos que queira ser o novo Schwarzenegger!

Algumas dicas da Revista Boa forma 
(e meus comentários em azul)


• A água ajuda o sangue a transportar melhor o oxigênio para os músculos. Na falta dela, você fica lenta, menos ativa e queima menos calorias. Preciso incorporar mais água ao meu dia-a-dia!


• Tomar um limão-galego espremido na água colabora para manter o metabolismo acelerado. Me disseram que tem que ser em jejum. Mas aí, vou acabar vomitando meu café da manhã!!!



• Não pule refeições nem fique sem comer por mais de quatro horas. Senão, seu metabolismo pisa no freio. Quatro horas é o máximo que eu aguento. E pensar que eu só fazia duas refeições por dia e era obesa!



• Se não consegue ficar sem doce, deixe-o para a sobremesa. A comida segura o índice glicêmico do açúcar, evitando picos de insulina no organismo e a consequente sensação de fome. Prefiro não arriscar o descontrole. Sobremesa, só de vez em quando...



• Dispense cereais à base de flocos de milho e arroz refinados, tipo crispis e corn flakes, que têm índice glicêmico alto. Prefira os de grãos integrais e aveia, ricos em fibras. Odeio flocos de arroz! Por isso escolho à dedo os cereais matinais e as barrinhas (as da Ritter, nem pensar!). Prefiro sentir o grão ao mastigar do que explodir essas bolinhas de vento! rsss...



• A gordura da pipoca do cinema pode atolar seu metabolismo. Prefira a light de microondas. Detesto pipoca, principalmente porque fica sempre uma casquinha entre o dente e a gengiva, que me incomoda demais!



• Comece sua refeição pelos legumes e verduras, que têm poucas calorias, muitos nutrientes e fibras. Eles reduzem a fome e você acaba comendo menos dos outros alimentos. Esse hábito eu definitivamente já incorporei!



• Se seu almoço for apenas uma salada de alface e outras verduras, seu metabolismo tem tudo para ficar lento. Esses alimentos de baixíssimas calorias não fornecem energia significativa: dentro de uma hora ou duas, você estará com fome. Junte à sua salada uma fonte de carboidrato, de preferência integral, uma proteína magra e uma gordura “amiga”. Meu único problema é a gordura "amiga". Sempre que posso, fujo de qualquer gordura, inclusive azeite de oliva. Estou agora com um plano de usar óleo de coco. Mas, só por ser gordura, já fico com o pé atrás. Sei que precisamos de gordura pra digestão e bom funcionamento do corpo, mas TENHO PRECONCEITO e sempre 'economizo ProPontos', eliminando as gorduras no preparo e ao temperar as saladas.


• Frutas secas têm carboidratos do bem, que aceleram o metabolismo, e uma grande quantidade de vitaminas e sais minerais, além de potentes antioxidantes. Misture-as nas saladas, no iogurte ou na aveia. Gosto. Mas gosto tanto que evito, pra não exagerar!



terça-feira, 6/03/2012
ProPontos diários: 26
ProPontos extras: 49
ProPontos ativos gerados: 3
ALIMENTO  PRO PONTOS
1 copo de Adés Zero Frapê de Coco 2
1/2 papaia 0
4 CS mix 7 cereais Quacker 2
1 barra de granola salgada + café 2
1 batata média cozida 4
1 cc de margarina light 1
1 filé de peixe grelhado 3
tomate + salada verde + brócolis vapor 0
1 iogurte pense light 1
1 banana 0
6 torradas 8 grãos Parati 6
6 CS de ratatouille vegetariano 5
1 xíc de uva red globe 0
3 rodelas finas de abacaxi 0
água com gás 0
   
propontos gastos: 26
propontos restantes: 0
propontos extras restantes: 49
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...