Páginas

sábado, janeiro 29, 2011

Mini-Férias

Gente amiga,
Tô saindo de férias por alguns dias (não sei ainda se retorno dia 03/02 ou dia 06/02)... Vai depender do humor e da paciência.
Meu irmão vai comigo e vamos pra casa de praia dos meus sogros. Penso em fazer caminhadas diárias, ir pro mar pegar um bronze, visitar meu irmão que tá trabalhando numa praia lá perto e desviar ao máximo das guloseimas e de comidas fora de hora. O plano é comprar verduras e frutas e reforçar os almoços não muito leves da sogra com algumas coisas que eu possa comer livremente. Também quero anotar tudinho o que eu comer e postar na volta pra dividir com vocês na minha nova agenda Boa Forma. 
Vou me pesar na sexta, dia 04/02 se eu ficar por lá. Já achei uma reunião do VP no litoral!
Espero que eu não 'me perca' muito por aí... Deixo uma matéria que andei lendo pra preparar a cabeça e o coração para essa jornada.
Beijos meus.


Alimentação saudável nas férias

Muitas pessoas têm dificuldade para controlar a alimentação quando saem da rotina. Finais de semana, feriados e férias podem ser um problema para quem deseja manter uma alimentação equilibrada.
Os feriados e pequenas viagens geram os mesmos problemas para quem deseja emagrecer. As festas gastronômicas, como a Páscoa e o Natal, nas quais a comida farta e calórica é o foco principal, podem fazer um belo estrago para os que não conseguem optar por escolhas inteligentes. E o que dizer dos finais de semana? Desculpa para quebra de decoro alimentar?

As viagens quase sempre são uma pedra no meio do caminho, pois modificam a rotina alimentar, interrompem a prática de exercícios físicos e os alimentos diferentes e variados viram uma tentação difícil de resistir.
É muito importante diferenciar fome de gula. A gula é um dos fatores responsáveis pela falta de controle na alimentação. Muitas pessoas comem mesmo sem estar com fome, porque não são capazes de controlar a vontade de ingerir um determinado alimento. É verdade que o excesso de comida à nossa volta torna cada vez mais difícil conter o desejo de comer. É preciso controle emocional para resistir ao desejo de consumir alimentos que contêm calorias em excesso.

Uma técnica para resistir à gula é sempre perguntar-se antes de comer: Estou com fome? Porque vou comer? Responda primeiro, antes de se aventurar a consumir uma guloseima de alto risco.
Em ocasiões fora da rotina é preciso evitar beber cerveja ou refrigerante para matar a sede. A boa e velha água é muito melhor. Se você está seguindo um programa alimentar, deve evitar pressões. A melhor forma é explicar seus objetivos e a importância que eles têm para você.

Por:
Flávia Leão Fernandes
CRP 06/68043 Psicóloga clínica, Mestre em Psicologia pela Universidade de Londres, Inglaterra e especialista em Psicologia Hospitalar com enfoque em obesidade.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...