Páginas

quarta-feira, janeiro 05, 2011

Olá!!!!

Meninas,
Estou com visita em casa essa semana e tá complicado ficar na internet e fazer as visitas. Mas a RA, a AF e a água estão 'nos trinques'.
Tenho procurado matérias interessantes nos meus intervalos de almoço e deixo o post previamente pronto para à noite só acrescentar o cardápio e atender meu hóspede que veio lá do Pará.
Preparo meu almoço à noite e ontem eu fiz uma receita com carne de soja (abaixo).  Então achei essa matéria sobre os benefícios da soja e resolvi postar aqui junto como "dica de estudo".
Variar os alimentos é tudo de bom e descobrir novos sabores, texturas e temperos faz da nossa rotina alimentar um prazer e não um sacrifício. Espero que gostem!

PS: Dani (Floripa), a podóloga olhou meu dedo e autorizou uma unha postiça (dedão do pé que está embaixo). Tá linda.
Dani (RJ), achei o amarelo pastel e pintei as unhas do pé!!!

As vantagens da soja


Adicionar a soja ao seu cardápio diário pode fazer milagres por sua saúde. Todo mundo sabe que a soja é saudável, mas sabemos exatamente o que essa leguminosa pode fazer por nós?
Para começar, a soja ajuda a prevenir os incômodos sintomas da TPM – o que para nós mulheres já seria suficiente para nomeá-la milagrosa – assim como os sintomas da menopausa e a prevenir o câncer de mama. Também reduz o LDL, o que chamamos de colesterol ruim.
Além disso, a soja ajuda a emagrecer e a  ganhar músculos, isso porque contem substancias que aceleram o metabolismofibras que colocam o intestino para funcionar, além dos aminoácidos essenciais para a construção de músculos.
Atenção: não exagere na dose que a soja em grande quantidade também engorda! Assim que o recomendado é ingerir 25 gramas da proteína isolada de soja. Isso equivale a duas porções do grão e derivados, mas você pode ingerir duas colheres do grão cozido mais um copo (200 ml) de leite de soja ou duas fatias de tofu, por exemplo.
Mas como colocar a soja na minha vida? Existem muitas maneiras de fazê-lo. Você pode optar pela soja em grão que cozida por de ser transformada em salada, sopa ou substituindo o feijão. Já a proteína de soja isolada vem em forma de pó e você poderá misturá-la com sucos ou shakes, conforme sua preferência. A proteína de soja é indicada principalmente para quem quer ganhar músculos, consuma o shake protéico até uma hora antes de malhar ou logo em seguida.
tofu, queijo de soja, é rico em cálcio e proteína e pode ser usado em molhos, maionese ou patê, uma delicia!  O Missô e o shoyu também são ótimas pedidas para colocar soja em nossa dieta. O missô pode ser acrescentado em sopas, patês, temperos de saladas e refogados. Já o shoyu acompanha o sushi e também fica muito bom como molho de salada.
Por fim, o leite de soja, que por ser de origem vegetal não tem colesterol e é indicado principalmente para que não consome produtos de origem animal ou tem intolerância a lactose. Indicado para vitaminas, bolos, biscoitos, Paes, doces e onde mais surgir idéias!
Fonte: Revista Boa Forma





Vagem com  Carne de Soja

- 1 colher de chá de azeite de oliva
- 1/2 dente de alho picado
- 1/4 de cebola picadinha
- 1 colher de sopa de pimentão verde picadinho
- 4 colheres de sopa de molho de tomate pronto (0% gordura)
 - água o quanto baste
- 5 colheres de sopa de carne de soja seca (=PVT-proteína vegetal texturizada)
- 1 xíc água fervente
- sumo de 1/2 limão
- 1 xíc de vagens picadas
- orégano, pimenta, sal a gosto
Hidratar a carne de soja em água fervente e limão por 10 min em um recipiente tampado. Enquanto isso, em uma frigideira antiaderente e fogo baixo, acrescentar o azeite e o alho até começar a fritar (+ou- 3 min). Adicionar a cebola e o pimentão e refogar bem (+ou-3 min). Após, colocar o molho de tomate e deixar tomar o gosto dos demais temperos por alguns minutos (+ou- 3 min). Adicionar a soja escorrida e lavada em água fria, mexer e deixar por uns 5 minutos. Colocar água se necessário. Por último, adicionar a vagem picadinha e deixar cozinhar até ficar macia. Antes de desligar o fogo, adicionar sal e temperos de sua preferência.

Rende duas BOAS porções de 1 ponto cada (Vigilantes do Peso).

Obs:
1. aqui no mercado público de Porto Alegre eu encontro PVT a granel: 'moída' escura e clara, em tirinhas tipo estrogonofe, e bifes de PVT (todos desidratados) na banca ao lado do Café do Mercado.
2. variações que eu faço e adoro: abobrinha, chuchu, berinjela, couve, repolho, moranga, etc.


Cardápio de hoje:
Café da Manhã:
½ papaia
1 pacote de Nestlé Combina com Você Original
1 iogurte Molico sabor ameixa
4 pontos
Almoço
½ xíc de 7 cereais
½ xíc de lentilha
1 xíc de Vagem com Carne de Soja
salada de alface
5 pontos
Lanche
1 pêssego
1 pêra
1 barra de granola
3 pontos
Lanche 2
1 fatia de pão de soja
1 colher de ricota light
1 fatia de peito de peru
3 pontos
Jantar
1 banana nanica
3 medidas de Designer DNA Feme
2 colheres de leite em pó desnatado
5 pontos
Total do dia: 20 pontos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...